quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioDestaquesTSE conclui assinatura digital e lacra sistemas das urnas eletrônicas nesta sexta

TSE conclui assinatura digital e lacra sistemas das urnas eletrônicas nesta sexta

Processos garantem ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura, diz TSE. Data também marca um mês até a votação de primeiro turno, em 2 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra nesta sexta-feira (2) a cerimônia de assinatura digital e a lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições deste ano.
Os sistemas são assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por autoridades presentes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e armazenados na sala-cofre do tribunal.
De acordo com o TSE, os processos garantem ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura.
Durante toda a semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal fez a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a integridade e o bom funcionamento.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:TSE começa a lacrar programas que serão utilizados nas urnas eletrônicasTecnicamente falando, essa etapa também faz a transformação dos códigos-fontes para a linguagem binária, lida pelas máquinas.Segundo o TSE, equipes de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e das Forças Armadas e representantes do Ministério Público e do PTB estiveram no espaço destinado ao evento para acompanhar o início do processo de compilação dos sistemas.
A assinatura e lacração é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turnos das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.partir da assinatura, se houver uma alteração no arquivo de origem, ela não é mais validada. Essa medida impede que haja qualquer mudança nos arquivos assinados.
A próxima fase é a geração de mídias, na qual os dados dos candidatos serão inseridos nas urnas. Na véspera do pleito, ocorre a verificação dos sistemas usados na totalização e envio dos dados.
Fonte: Com G1
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva