quinta-feira, fevereiro 29, 2024
InícioMaisSecretaria de Saúde já elabora estratégia para enfrentar Estação quente, quando ...

Secretaria de Saúde já elabora estratégia para enfrentar Estação quente, quando aumenta infestação do Aedes aegypti

Romero_agentes_combate_aedesA infestação do mosquito Aedes aegypti voltou a subir em Campina Grande neste início de 2017 e a Secretaria Municipal de Saúde já elabora estratégias para conter a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que 7,5% dos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias apresentaram focos de ovos e larvas.

O levantamento foi realizado do dia 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Os bairros com os maiores índices ficam nas zonas oeste e leste. São Malvinas I (12,3), Bodocongó, Novo Bodocongó e Serrotão (12,1), Cruzeiro e Jardim Paulistano (11,8), Presidente Médici, Quarenta e Santa Cruz (10,7), e Santo Antônio, Mirante, Monte Castelo e José Pinheiro (10).

De acordo com a Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Rossandra Oliveira, os bairros historicamente já apresentam altos índices de infestação do mosquito. “Estamos traçando um plano com uma série de ações nesses bairros para diminuir essa ocorrência de larvas e ovos do mosquito”, explicou.

O último levantamento feito em 2016 tinha apontado um índice de 2,4%. Com o novo índice, o risco de proliferação das doenças é alto, de acordo com classificação do Ministério da Saúde. Dos 51 bairros, apenas 10 apresentaram médio risco de transmissão das doenças e nenhum aprestou baixo risco. Rossandra atribui o aumento ao verão. “A estação quente, o calor, o mormaço, favorecem a eclosão dos ovos em poucos dias. Isto provoca o aumento da infestação do mosquito”, explicou.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva