quinta-feira, fevereiro 29, 2024
InícioMaisMinistro da Cultura visita Campina Grande e garante empenho para valorizar as...

Ministro da Cultura visita Campina Grande e garante empenho para valorizar as manifestações locais

ministro_cultura_em_cgValorizar as manifestações culturais locais. Este será o grande objetivo, a partir de agora, do Ministério da Cultura. Quem garante é o ministro da Cultura, Marcelo Calero, que visita Campina Grande, neste domingo, para conhecer O Maior São João do Mundo e as mais diversas manifestações da cultura popular na cidade. Desde cedo, Calero cumpre agenda na cidade, onde já visitou o I Salão do Artesanato, o monumento a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro e o Teatro Municpal Severino Cabral.

A presença do ministro no Parque do Povo está sendo aguardada para logo mais, quando ele, entre outras atividades, assistirá à abertura do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas – Paraíba Junino. De acordo com ele, “é a partir das manifestações locais que se expressa a diversidade cultural do povo brasileiro, e, por isso, elas devem receber todo incentivo do governo federal”.  Conforme relatou, esta riqueza faz com que o Brasil seja uma verdadeira potência cultural. Neste contexto, entende que a cultura é um eixo estratégico do desenvolvimento brasileiro, pois são gerados, a partir dela, recursos, empregos e novas oportunidades para o nosso povo.

“Por isso, acontecerão, durante a nossa gestão, várias ações em defesa da cultura nacional, mesmo porque o presidente Michel Temer é muito sensível a tudo isso, tendo liberado, agora, recursos extras para viabilizar projetos importantes para o país”, garantiu.imagem

Marcelo Calero explicou ainda, durante entrevista coletiva, que após passar por Caruaru (PE), não poderia deixar de visitar Campina Grande, mesmo porque, como ministro da Cultura, não deve se “encastelar” em Brasília, buscando, desta forma, conhecer as diversas manifestações regionais pelo Brasil. Por conta disso, garantiu a realização de estudos, neste semestre, para a implementação de projetos já denominados como “Ações Locais e Territórios da Cultura”.
Neste contexto, garantiu que vai avaliar com “imenso carinho” várias reivindicações dos setores políticos, administrativos e culturais locais, especialmente em favor do Teatro Severino Cabral, Festival de Inverno, Filarmônica Epitácio Pessoa e museus, apesar de reconhecer as dificuldades financeiras que o Brasil atravessa.

O ministro foi recebido na cidade pelo prefeito Romero Rodrigues; deputado federal Rômulo Gouveia; presidente da Câmara Municipal, Pimentel Filho; e o secretário de Cultura, Bernardo Cabral; além de outras autoridades e representantes de diversos segmentos culturais.imagem

Ele fez pronunciamento revelando estar impressionado com a estrutura e a beleza do Teatro Municipal Severino Cabral, considerando-o em nível de excelência, embora ainda precise de algumas ações de modernização. “Certamente, é motivo de orgulho ter este teatro aqui”, disse.

O ministro iniciou a sua visita a Campina Grande na manhã deste domingo, conhecendo o Forró Bus, o I Salão de Artesanato de Campina Grande e o Museu do Algodão, na Estação Velha.

No Teatro Municipal, o ministro recebeu da professora Eneida Agra Maracajá, o projeto do Festival de Inverno deste ano, além de acompanhar uma apresentação do Grupo Acauã da Serra, tendo inclusive dançado forró no hall do Severino Cabral. Em seguida, presenciou e aplaudiu exibições da Filarmônia Epitácio Pessoa, do grupo de Balé Cidade de Campina Grande (com o espetáculo A Feira) e o musical “O Fole Roncou – uma história de Forró”.

imagem

O prefeito Romero Rodrigues agradeceu ao ministro pela visita, especialmente agora, quando a cidade chega ao ponto mais alto d’O Maior São João do Mundo. Ele acredita na sensibilidade do ministro para a conquista de novos investimentos na cidade. Além disso, ressaltou a importância da presença nas principais festas de São João do Brasil, tanto em Campina, como em Caruaru, demonstrando simpatia pela integração turística entre as duas cidades.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva