quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioMaisSecretaria de Saúde realiza Arraial do CAPS na Pirâmide do Parque do...

Secretaria de Saúde realiza Arraial do CAPS na Pirâmide do Parque do Povo

arraial_caps_2016Como forma de promover interação social para os usuários dos serviços da Rede de Saúde Mental do município, todos os anos, tradicionalmente, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza o “Arraial do CAPS”.

A festa junina do Centro de Atenção Psicossocial de 2016 foi realizada nesta quinta-feira, 16, na Pirâmide Jackson do Pandeiro, no Parque do Povo.

Mais de cem pessoas participaram da ação, todas vestidas com roupas juninas. Uma grande quadrilha junina foi formada e teve café da tarde com comidas típicas, além de brincadeiras e sorteio de brindes.imagem

“Nós realizamos vários eventos dessa natureza para sociabilizar estas pessoas”, disse a coordenadora da Rede Municipal de Saúde Mental, Elizabeth Ludgério.

Campina Grande dispõe de um Centro de Convivência Social justamente com este fim e as pessoas acompanhadas nos CAPS participam de oficinas de artesanato e outros cursos.

Os materiais produzidos são expostos e comercializados em um estande montado na Vila do Artesão, no bairro de São José.imagem

“Estas oficinas funcionam como uma terapia que desenvolve a cognição das pessoas assistidas”, disse Elizabeth.

Campina Grande tem oito CAPS e seis Residências Terapêuticas. Os Centros acompanham pessoas com algum tipo de distúrbio neurológico e usuários de álcool e drogas.

As Residências abrigam pessoas que perderam o vínculo com familiares ou aquelas com histórico de longos períodos de internações psiquiátricas. Eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. A cada ano, mais de 7 mil pessoas fazem uso dos serviços ofertados pela rede.

imagem

Em 2013, o prefeito Romero Rodrigues abriu o CAPS AD III, que acompanha crianças e adolescentes usuários de crack, álcool e outras drogas. Em 2014 foram implantados 20 leitos de saúde mental dentro do Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel.

É o primeiro hospital geral da Paraíba com leitos de saúde mental, conforme preconiza a política antimanicomial. O Ministério da Saúde atestou a qualidade dos leitos, da Residência Terapêutica e do CAPS AD III e habilitou estes serviços no ano passado. Com isso, o município passou a receber mais incentivos fiscais do Governo Federal para ampliar as políticas.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva