domingo, fevereiro 25, 2024
InícioMaisRomero tem audiência com ministro da Saúde e pede liberação de recursos

Romero tem audiência com ministro da Saúde e pede liberação de recursos

Romero_min_marcelo_costaO prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, participou de uma audiência com o ministro da saúde, Marcelo Castro, na tarde desta terça-feira, 15, em Brasília.

O tema central da reunião foram as ações locais para o enfrentamento do surto microcefalia. Romero entregou ao ministro um documento com as iniciativas que já foram adotadas pela Prefeitura e pediu apoio do Ministério da Saúde na liberação de incentivos financeiros para custeio dos serviços de assistência às gestantes e bebês que estão nascendo com microcefalia na cidade e também para as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Romero explicou ao ministro que a Prefeitura criou um ambulatório especializado no Hospital Municipal Pedro I para o atendimento às mulheres grávidas que apresentaram sintomas de Zika durante a gestação.

O prefeito campinense informou que o serviço, inaugurado em novembro, já atendeu mais de 150 gestante, está sendo custeado com recursos próprios do município. Ele garantiu ainda que no local estão sendo disponibilizados para as grávidas atendimentos com obstetra, enfermeira e psicóloga, além da oferta de exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia.

No encontro com o ministro Romero ainda destacou que o ambulatório especializado do Hospital Pedro I  também oferece acompanhamento integral para as crianças que nascem com microcefalia, com atendimentos de neuropediatra, fisioterapia, fonoaudiologia, por exemplo.

“O ministro mostrou-se muito sensível ao problema e encaminhou a demanda à sua assessoria. Hoje, somos referência para mais de 160 municípios no atendimento às gestantes paraibanas. Portanto, precisamos de apoio financeiro para custear estas ações, garantindo, sobretudo, a qualidade dos serviços oferecidos”, disse o prefeito.

Emendas – Acompanhado do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB) e da primeira-dama do município, a médica Micheline Rodrigues, durante a audiência com o ministro, Romero também solicitou de Marcelo Castro apoio na liberação de emendas parlamentares.

Ao todo são aproximadamente R$ 6,6 milhões em emendas para a saúde de Campina Grande aguardando liberação. O montante será destinado para compra de equipamentos e manutenção de unidades de saúde.

“São recursos que serão destinados para a aquisição de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde, serviços de atenção especializada e hospitais municipais, além da manutenção do funcionamento destes serviços e de outros que deveremos inaugurar no próximo ano. Temos investido 25% de recursos próprios na saúde, além do índice constitucional de 15%, mesmo assim também temos contado  com a colaboração dos parlamentares que representam nossa cidade e estado no Congresso Federal na destinação de emendas”, concluiu Romero Rodrigues.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva