quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioMaisPrefeito Romero lança campanha de vacinação contra febre aftosa

Prefeito Romero lança campanha de vacinação contra febre aftosa

Romero_campanha_aftosa_2015

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, realizou na manhã quinta-feira, 5, ao lado do secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros, o lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A iniciativa tem a determinação e orientação do prefeito Romero Rodrigues, preocupado em proporcionar o máximo de assistência às comunidades da zona rural de Campina Grande, beneficiando a quem se dedica a atividades como pecuária e agricultura. O lançamento aconteceu na sede do assentamento Antônio Eufrozino, no Distrito de Catolé de Boa Vista.

A campanha será desenvolvida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), tendo a coordenação de Gláucio Maracajá, também coordenador do Serviço de Inspeção Municipal e do Programa de Inseminação Artificial.

Nesta etapa, na qual é obrigatória a vacinação dos rebanhos bovino e bubalino, a Prefeitura Municipal custeará 100% das doses vacinais. Serão duas equipes de vacinadores, que estarão percorrendo todo o município no mês de novembro, seguindo calendário pré-estabelecido.imagem

A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Esse programa tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal.

De acordo com o secretário Fábio Medeiros, a campanha será um sucesso, pois um grande esforço está sendo desenvolvido no sentido de atender às comunidades rurais de Campina Grande. “Com certeza, haveremos de conquistar sucesso em mais esta iniciativa, a exemplo de tantas outras ações já implementadas ou em fase de execução em todo o município”, afirmou.

Por sua vez, o coordenador da campanha, Gláucio Maracajá, a Prefeitura Municipal de Campina Grande é a única da Paraíba que disponibiliza ao mesmo tempo vacinas e equipes para a realização da campanha de vacinação contra febre aftosa. De acordo com ele, até o dia 27 de novembro as equipes percorrerão toda a zona rural campinense, a exemplo dos distritos de São José da Mata e Galante.imagem

Conforme informou, a meta desta etapa é vacinar até 4.500 animais, mas caso este objetivo não seja atingido é por conta da seca, gerando a venda de muitos animais para outras regiões. Até às 8h da manhã desta quinta-feira cerca de 30 animais haviam sido vacinados, mas a meta na comunidade do assentamento Antônio Eufrozino é de vacinar 250 animais.

imagem

Fonte: Codecom

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva