quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioMaisRomero prestigia aula inaugural de programa Capacitar Campina

Romero prestigia aula inaugural de programa Capacitar Campina

romero_capacita_campinaA aula inaugural do Programa “Capacitar Campina” aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10, na sede da Fundação CDL, com a presença do prefeito Romero Rodrigues e de outras autoridades. Criado para reintegrar ao mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa, nesta primeira etapa, oferece mil vagas, distribuídas em 13 cursos. O Capacitar Campina é uma realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O programa beneficia cidadãos vinculados a 51 instituições, entre clubes de mães, associações comunitárias e escolas da rede municipal. Durante a capacitação, com duração média de três meses, essas pessoas receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 80,00. Após o término do curso, serão encaminhadas para o mercado do trabalho ou orientadas para iniciar seu próprio negócio.

Ao todo, 49 turmas foram formadas e distribuídas, entre outros, para os cursos de cuidador de idosos, padeiro, maquiador e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, vendedor interno e externo, auxiliar administrativo, cozinheira auxiliar, costureiro, costureiro industrial, cabeleireiro assistente e artesanato e tecnologia, este dividido em técnica de tecidos, técnicas em kirigami e decoupagem em madeira, vidros e latas.

A Coordenadora do programa, Marcela Borges, explicou que o Capacitar destina-se a oferecer qualificação para a comunidade de baixa renda. Outra vantagem é que elas vão poder fazer os cursos em suas comunidades, pois este é o objetivo do prefeito Romero Rodrigues, cujo propósito é levar o aprendizado para perto das pessoas. O prefeito, por sua vez, ressaltou que Campina Grande vive um grande momento econômico, atraindo muitas empresas, daí a importância de mais esta ação de capacitação na área profissionalizante.

Na condição de programa intersetorial da Prefeitura, acontece a junção de esforços de vários órgãos para que, ao final do curso, as pessoas recebam orientação para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Assim, por exemplo, quem desejar entrar no mercado como empreendedor, por exemplo, receberá orientação da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE). Também apoiam a iniciativa as Secretarias de Educação (Seduc) e Assistência Social (Semas).

Presenças – Além do prefeito Romero Rodrigues, a mesa de autoridades foi integrada pelas secretárias Iolanda Barbosa (Educação) e Eva Gouveia (Semas); vereador Marinaldo Cardoso; presidente da Fundação CDL, Rosália Borges Lucas; coordenadora do Capacitar, Marcela Borges; Marconi Oliveira (instrutor do programa); José Morais Lucas (vice-presidente da Academia de Letras de Campina Grande); Laerte Rodrigues da Silva (líder comunitário) e a presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, Maria Ida Steinmuller. Ainda marcou presença o vereador Alcindor Vilarim.

Pronunciamentos – O primeiro a discursar foi um dos instrutores do Cooperar, Marconi Oliveira, que homenageou o prefeito e outras autoridades com a entrega de uma peça artesanal com a logomarca do projeto. Ele parabenizou e agradeceu a Romero Rodrigues pela iniciativa em promover o curso de capacitação.

Em seguida, falou a presidente da Fundação CDL, Rosália Borges Lucas, destacando que este já é o sexto projeto social apoiado pela instituição, lembrando ser motivo de grande satisfação ceder o espaço para a qualificação profissional e preparação de pessoas carentes que vão ocupar o mercado de trabalho.

Por sua vez, o vereador Marinaldo Cardoso embrou, em nome da Câmara Municipal, que o trabalho da PMCG vai além da capacitação de pessoal, pois órgãos com a Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde) oferecem linha de crédito para os futuros profissionais e empreendedores.

A série de pronunciamentos foi concluída pelo prefeito Romero Rodrigues que parabenizou aos participantes do Capacitar, destacando, por exemplo, o caso da senhora Inês Monteiro da Silva, de 69 anos. Segundo ele, “a idade não é limite para quem quer se qualificar”, tendo em seguida, registrado a sua gratidão aos que fazem a Fundação CDL pela parceria nesse projeto.

O prefeito lembrou, ainda, muitas outras iniciativas no campo de qualificação profissional desenvolvidas pelo governo municipal, sendo este o caso do programa de escolinhas de futebol “Meninos de Ouro”, além do Capacitar e do Probem, destinado ao fornecimento de bolsas de estudos em faculdades particulares.

Após o prefeito, a senhora Inês Monteiro da Silva, de quase 70 anos, emocionou o público com a apresentação de uma mensagem de caráter espiritual e de motivação para quem vai participar das ações de qualificação profissional.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva