quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioMaisRomero participa de seminário e destaca revitalização do Riacho das Piabas

Romero participa de seminário e destaca revitalização do Riacho das Piabas

Romero_seminario_riacho_piabasA Prefeitura Municipal de Campina Grande prepara um projeto para revitalização do Riacho das Piabas, beneficiando comunidades como Rosa Mística, Conceição e Palmeira. O assunto, inclusive, está sendo alvo do Seminário “Revitalizando Concepções e Propostas para a Sustentabilidade Urbana”, realizado, nesta sexta-feira, 26, no auditório José Farias da Nóbrega, da UFCG. O prefeito Romero Rodrigues prestigiou a abertura do evento e falou sobre as diversas ações do governo municipal para viabilizar a revitalização, além de outras ações de planejamento urbanístico em parceria com a UFCG e demais instituições científicas da região.

Antes do pronunciamento do prefeito, discursou o reitor da UFCG, José Edmilson Amorim. O reitor, além de elogiar a postura do Município em adotar uma política de planejamento para a cidade, reconheceu o esforço da atual gestão em melhorar o entorno daquela universidade federal. “O governo municipal, por meio do gestor Romero Rodrigues, tem se constituído em excelente parceiro. Espero que esta parceria com a PMCG se fortaleça a cada dia”, ressaltou.

Já o prefeito Romero Rodrigues esclareceu que a revitalização consiste num trabalho de urbanização do entorno do Riacho das Piabas, mas que também está ligado ao projeto do jardim botânico idealizado para o bairro do Louzeiro. Segundo ele, o governo está buscando uma fórmula ou modelo para viabilizar a obra, reconhecendo ser muito importante receber sugestões dos participantes do seminário realizado nesta sexta-feira, pois a meta é melhorar a qualidade de vida da população do setor.

“De fato, esta iniciativa da universidade em promover este encontro merece o nosso reconhecimento, pois daqui levantaremos sugestões para o crescimento ou qualificação dos projetos e da política de planejamento do município. Asseguro, neste contexto, a continuação das parcerias com a UFCG visando, por exemplo, a implantação de uma tecnópolis, no futuro Complexo Aluísio Campos”, destacou.

Segundo ele, busca-se, ainda, parceria com a UFCG, com vistas ao Plano de Saneamento Básico do Município, o qual contempla a revitalização do Riacho das Piabas, cuja nascente fica no Louzeiro. Lá, a Prefeitura adquiriu uma área de 21 hectares, havendo a possibilidade de parcerias técnicas com universidades para também serem viabilizados projetos destinados à revitalização daquela área. “A área do Louzeiro, inclusive, poderá ser adotada e ficar à disposição da própria UFCG para o desenvolvimento destas ações de revitalização e de pesquisas por parte dos corpos docentes e discente da instituição”, garantiu.

Mobilidade Urbana – Ao final da solenidade de abertura do seminário, Maria das Graças Farias, representante das comunidades ribeirinhas da bacia do Riacho das Piabas, entregou documento reivindicatório em prol dos moradores daquela área da cidade.

Antes disso, o prefeito já havia anunciado ações de melhoria da mobilidade urbana para regiões como Rosa Mística, Palmeira, Alto Branco e Conceição. Esta ação já acontecerá no segundo semestre. Para tanto, haverá pavimentação em asfalto da rua Siqueira Campos até as imediações do riacho da Piabas. O mesmo trabalho será feito ainda nas ruas Pedro Marreco, Índios Piragibe e Manuel Sérgio de Oliveira, na Conceição. Também serão asfaltados trechos da Palmeira, além de ser implantada uma nova ponte sobre o riacho das Piabas.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva