quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioMaisRomero firma termo de cooperação que garante Plano Estratégico de...

Romero firma termo de cooperação que garante Plano Estratégico de Desenvolvimento

romero_exibe_documento_FIEPCampina Grande vive hoje um dia histórico. Isto porque, numa ação inovadora, a cidade passará a contar com um planejamento estratégico de desenvolvimento. Para tanto, a Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) firmaram o termo de cooperação técnica para a execução do Plano de Desenvolvimento Estratégico do município para os próximos 20 anos. A solenidade aconteceu no início da tarde desta terça-feira, 12, no auditório da Fiep. O plano também será transformado em lei municipal em mais uma iniciativa do prefeito Romero Rodrigues.

Antes da solenidade, foi exibido um vídeo mostrando o potencial econômico de Campina Grande. Em seguida, aconteceu a formação da mesa de autoridades, sendo integrada pelo prefeito Romero Rodrigues Veiga; presidente da Fiep, Francisco de Assis Benevides Gadelha; vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho; representante da Câmara Municipal, vereador João Dantas; empresário José Gonzaga Sobrinho; diretor do Fórum Afonso Campos, juiz Wandemberg Rocha; superintendente da Sudene, Márcio Maia; secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite; Marcos Procópio (Associação Comercial) e Artur Almeida (CDL).

 Em seguida, aconteceram os pronunciamentos das autoridades. O primeiro a falar foi o presidente da Fiep, Francisco Benevides Gadelha. Ele definiu a solenidade como sendo histórica para a cidade, destacando o fato do empresariado ter sido convocado pelo governo municipal para a formatação de políticas públicas e a elaboração de planos estratégicos.

Segundo ele, a maior preocupação do planejamento estratégico municipal até o ano de 2034 será a geração de emprego e de renda, garantindo-se o desenvolvimento de toda a área polarizada por Campina Grande de forma organizada e de longa duração. O empresário fez questão de elogiar a visão do prefeito Romero Rodrigues em dotar a cidade deste tipo de ação, destinada a colocar em evidência objetivos de largo alcance para a sociedade campinense.

“Registro meus parabéns ao prefeito Romero Rodrigues, pois convocou o empresariado para coordenar o plano destinado a reger o progresso local e da nossa região metropolitana pelos próximos vinte anos. Por isso, confio no seu governo. O senhor vai deixar, sem dúvida, um governo organizado e bem encaminhado para os próximos gestores”, destacou.

 Após esse discurso inicial, aconteceu o ato de assinatura do termo de cooperação por parte do prefeito Romero Rodrigues e do presidente da Fiep, sendo o documento também firmado por testemunhas, no caso o superintendente da Sudene, Márcio Maia, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite.

Em seguida, aconteceu a posse dos membros do Conselho Gestor do Plano Estratégico de Desenvolvimento de longo prazo até 2014. O objetivo do órgão é monitorar e avaliar cada etapa do projeto. Ele será integrado por Francisco de Assis Benevides Gadelha, Renato Castro Lago, Magno Rossi, Lamir Mota Filho e Mário Wellington, todos da Fiep; João Batista Sales (Sinduscom); Artur Almeida (CDL); João Alberto Miranda (Sebrae); Luiz Alberto Leite e André Agra (pela Prefeitura Municipal de Campina Grande).

Encerrando a solenidade, falou o prefeito Romero Rodrigues, que destacou, inicialmente, o “momento importante, histórico e inovador” vivido pela cidade de Campina Grande. Em sua visão, a cidade finalmente está saindo da “mesmice” graças a parcerias com as entidades empresariais, possibilitando o reencontro com o seu progresso e tendo, agora, possibilidade de projetar o seu futuro.

Neste sentido, agradeceu ao presidente da Fiep por aceitar o desafio de coordenar o plano estratégico de desenvolvimento local. Ainda ressaltou a importância técnica da empresa de consultoria Macroplan, que será outra importante parceira para a concretização do plano destinado a servir como guia para ações de desenvolvimento, sobretudo no campo econômico.

 Por fim, anunciou que vai tornar o plano em lei municipal para que o documento seja seguido pelos próximos prefeitos que haverão de administrar Campina Grande até o ano de 2034. “Que os novos gestores sigam o que está sendo planejado, seja na mobilidade urbana, como no campo econômico, pois este, afinal, é a grande base desta ação estratégica”, afirmou.

Fonte: Codecom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva