quinta-feira, fevereiro 29, 2024
InícioMaisRomero abre cursos de capacitação profissional para moradores do Major Veneziano

Romero abre cursos de capacitação profissional para moradores do Major Veneziano

Romero_Cursos_Major_VenezianoO prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, abriu oficialmente, na manhã nesta quinta-feira, 29, os cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Planejamento (Seplan), através do Programa Trabalho Técnico Social (TTS), aos moradores do Residencial Major Veneziano I, II, III e IV. O complexo possui cerca de oito mil moradores. A solenidade aconteceu no próprio conjunto habitacional, localizado no bairro das Três Irmãs, estando presentes vereadores, secretários, lideranças comunitárias e outras autoridades.

Os cursos são gratuitos, com duração média de três a quatro meses (carga horária de 30 até 120 horas), e serão iniciados na próxima segunda-feira, dia 2. Serão oferecidas as seguintes modalidades: informática; mecânica de moto; eletricista predial; padeiro; manicure e pedicure; cabeleireiro e técnico de segurança predial, portaria e zeladoria. Os cursos serão ministrados pelo Instituto Ideias, de João Pessoa. Foram disponibilizadas, inicialmente, 350 vagas para os moradores do Conjunto Veneziano. As aulas acontecerão nos salões de convivência do próprio residencial.

De acordo com Romero Rodrigues, a grande meta será a capacitação para o ingresso dos moradores no mercado de trabalho. Por isso, o prefeito também se comprometeu em apoiar a instalação de um espaço, no Conjunto Major Veneziano, destinado a abrigar profissionais formados nos cursos, a exemplo dos futuros cabeleireiros.

“A ideia é construir, por exemplo, um salão de beleza, no qual alunos selecionados poderão dar início a uma atividade profissional”, afirmou Romero. Ele aproveitou para ouvir os apelos da comunidade sobre vários campos administrativos, ficando de retornar à comunidade dentro de 30 dias para anunciar melhorias e discutir outras demandas com a comunidade.

Durante a solenidade de lançamento o diretor do Instituto Ideias, Valberto Júnior, destacou a importância social da iniciativa, parabenizando a Prefeitura Municipal por se preocupar em proporcionar capacitação aos moradores do Conjunto Major Veneziano.  Além dele, mostrou-se feliz com a iniciativa a moradora Fabiana Andrade, que hoje trabalha como autônoma, mas fará o curso de Eletricista, pretendendo se profissionalizar nesta área.  Por sua vez a moradora Márcia Cristina agradeceu, em rápido discurso, pelo benefício agora conquistado pela comunidade.

O TTS é desenvolvido em áreas onde existem obras do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social ou do Programa Minha Casa Minha Vida, ambos do Governo Federal. Entre os objetivos do TTS estão o exercício da participação cidadã, mediante trabalho informativo e educativo que favoreça a organização da população, a gestão comunitária e a geração de trabalho e renda. Todas as ações visam à melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas e sua permanência nos imóveis.

Outras comunidades também serão beneficiadas com este mesmo tipo de iniciativa. Por isso, foram abertas inscrições para 150 vagas no Novo Horizonte, onde as aulas de cursos profissionalizantes também começarão na próxima semana, conforme informou Alexleide Soares Motta, da Coordenação de Habitação de Interesse Social, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva