quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioMaisRomero assina ordem de serviço para construção do Cerast

Romero assina ordem de serviço para construção do Cerast

Romero_obras_cerastO prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, determinou o início imediato das obras de construção do Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast). A solenidade de assinatura da ordem de serviço e lançamento da pedra fundamental aconteceu na manhã desta quinta-feira, 05 de junho, na Avenida Floriano Peixoto, onde o novo serviço de saúde vai funcionar.

O Cerast será um serviço pioneiro no Brasil, conforme informou Romero Rodrigues. “Campina Grande está dando um passo à frente, inovando mais uma vez ao criar um serviço pioneiro em todo o país. O Cerast vai garantir uma melhor qualidade de vida a quem sofreu algum acidente no trabalho, devolvendo o trabalhador à ativa”, destacou o prefeito.

A expectativa é de que o Cerast comece a funcionar em maio de 2015, marcando as comemorações do mês do trabalhador. A construção foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou ao Município o valor R$ 1,5 milhão arrecado com uma multa trabalhista, com a finalidade de garantir a instalação do Centro de Reabilitação.

Romero destacou a contrapartida da PMCG, que vai aparelhar o espaço e formar uma equipe de profissionais especializados. “Agradecemos a parceria com o Ministério Público do Trabalho, reafirmando a postura da Prefeitura em manter o diálogo aberto e respeitoso e uma boa convivência com as instituições. Garantimos nossa contrapartida, nos responsabilizando pela estruturação do Cerast, para que o novo serviço atenda plenamente os trabalhadores do setor público e da iniciativa privada”, disse o prefeito.

O procurador do trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, destacou a importância do Centro de Reabilitação. “O Cerast traz um olhar especial para trabalhadores com seqüelas que precisam de uma assistência digna. È um serviço que possibilita ao trabalhador sentir-se mais valorizado, garantindo a manutenção e o crescimento da auto-estima do trabalhador. As doenças do trabalho prejudicam não apenas o trabalhador, mas a produtividade empresarial, trazendo prejuízos econômicos e sociais”, avaliou.

Após a solenidade, o prefeito e o procurador fizeram uma vistoria no canteiro de obras. Romero plantou uma muda de ypê no local, um dos símbolos da cidade. Na pedra fundamental do Cesrast foi colocada uma cápsula do tempo, com jornais do dia e documentos relativos ao atendimento ao trabalhador. A cápsula deverá ser aberta em 1º de maio de 2024.

SERVIÇO

O Cerast vai oferecer suporte especializado para a rede de serviços do SUS, com um atendimento de forma integrada aos pacientes com doenças relacionadas ao trabalho. O serviço vai efetuar tratamentos de sequelas provocadas por acidentes de trabalho, além de realizar oficinas educativas que possibilitem a minimização dos agravos de saúde do trabalhador. A previsão é que as atividades sejam iniciadas a partir do mês de maio do próximo ano.

A estrutura do centro de reabilitação contará com consultórios, auditório, ginásio coberto, piscina térmica, área de convivência, laboratório de órtese e prótese, salas para terapia de grupo e espaços especializados para fisioterapia. O prédio será construído num terreno de 3067m² e terá 1290m² de área construída.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva