sábado, fevereiro 24, 2024
InícioMaisEstudantes recebem Caderneta de Saúde do Adolescente

Estudantes recebem Caderneta de Saúde do Adolescente

Caderneta-de-Saude-do-AdolescenteOs estudantes da rede municipal de ensino de Campina Grande, com idade entre 10 e 14 anos, começaram a receber a Caderneta de Saúde do Adolescente durante a II Semana Saúde na Escola. A ação, que integra as secretarias de Saúde e Educação do município, teve início na segunda-feira passada, 07, e será encerrada na próxima sexta-feira, 11. O material trata de prevenção em saúde, educação sexual e cidadania, além de possibilitar o controle da vacinação.

A caderneta está sendo apresentada em duas versões, sendo uma específica para os meninos e outra voltada para as meninas. O material educativo aborda os temas de forma lúdica e utiliza uma linguagem acessível, favorecendo a compreensão dos jovens e seus familiares. Ao todo, a Secretária de Saúde vai disponibilizar 47,5 mil cadernetas, sendo 24 mil para meninos e 23,5 mil para meninas.

O material, fornecido pelo Ministério da Saúde, será entregue aos alunos da rede pública (municipal e estadual), e também nas escolas particulares. A distribuição começou nas 15 escolas que participam da semana temática, mas continuará no decorrer do ano.

A caderneta estimula práticas de prevenção e autocuidado em várias áreas da saúde, como odontologia, higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Também há ênfase na educação sexual, com o objetivo de orientar os jovens sobre as dúvidas mais frequentes e o modo correto de prevenir uma gravidez. A meta é esclarecer dúvidas comuns aos adolescentes nesta fase de mudanças no corpo e no comportamento, auxiliando pais e professores no processo de orientação.

“Os professores devem trabalhar essas temáticas da caderneta em sala de aula, com todo o acompanhamento necessário para preparar os adolescentes paras as mudanças e estímulos corporais típicos da idade”, esclareceu Graça Carvalho, coordenadora de saúde do adolescente da Secretaria Municipal de Saúde.

O conteúdo das cadernetas está sendo trabalhado em sala de aula durante a II Semana Saúde na Escola, nas oficinas coordenadas pelos educadores dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As oficinas acontecem em unidades de ensino de sete bairros: Santo Antônio, Cidades, José Pinheiro, Malvinas, Mutirão do Serrotão, Tambor e Verdejante.

Informações sobre o crescimento, desenvolvimento e a vacinação também recebem especial atenção, assim como ocorre na Caderneta de Saúde da Criança, mostrando que esses cuidados não devem ser esquecidos na adolescência. A Caderneta do Adolescente foi criada em 2009 pelo Ministério da Saúde, sendo implementada, gradativamente, nos municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva