quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioMaisSeminário discutirá 80 anos do voto feminino e a reforma política

Seminário discutirá 80 anos do voto feminino e a reforma política

A Procuradoria Especial da Mulher promoverá nesta terça-feira (6) o seminário “80 Anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder”. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O seminário será realizado no auditório Nereu Ramos, a partir das 14 horas.

Participarão da abertura, entre outras convidadas, a procuradora especial da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA); a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES); a coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Pietá (PT-SP); a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Às 14h30, o vice-presidente do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial, Otaviano Canuto, lançará o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2012 – Igualdade de Gênero e Desenvolvimento.

Às 16 horas, as integrantes da Comissão Mista da Reforma Política debaterão o tema “80 Anos do Voto Feminino e a Reforma Política”.

Exposição
Após o seminário, às 19h30, será aberta a exposição “80 anos do Voto Feminino” na galeria do corredor do Plenário.

Convênio
Na quarta-feira (7), será realizada a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação do Fundo de Desenvolvimento Institucional entre a Câmara/Procuradoria da Mulher e o Banco Mundial, no salão Nobre da Câmara.

O Banco Mundial doou 300 mil dólares à Procuradoria Especial da Mulher, numa parceria inédita na Câmara, para o desenvolvimento de três projetos voltados à defesa dos interesses de gênero.

Os recursos vão financiar a elaboração do Planejamento Estratégico da Procuradoria da Mulher; a criação de um banco de dados para monitoramento de projetos de gênero na Câmara; e a criação de um curso de formação em gênero voltado para o Legislativo.

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2009 e foi o primeiro órgão onde uma mulher ocupou o cargo de direção na história da Câmara dos Deputados.

O órgão é composto por quatro integrantes da bancada feminina da Câmara, que hoje tem 45 deputadas, menos de 10% da composição da Casa.

A procuradora-geral, deputada Elcione Barbalho, afirma que essa doação vai permitir que as ações voltadas para as mulheres saiam do papel.

Elcione Barbalho também quer dar continuidade ao “Mutirão da Penha”: um grupo de parlamentares percorre o Brasil para reforçar a aplicação da Lei Maria da Penha na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O mutirão já foi aos estados de São Paulo, Goiás e Pará, além do Distrito Federal, para estimular a criação de procuradorias da Mulher nas Assembleias Legislativas.

Agência Câmara

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
APOLONIA MARIA RIBEIRO CABRAL on Ipsem paga a partir de hoje inativos e pensionistas
Lúcia Maria Herculano Pinto on Prefeitura homenageia mães com tarde festiva